O que observei no ano que se passou foram pessoas que dizem amar a vida, as pessoas - e dizem respeitá-las - reclamando da falta de amor no mundo.
Falaram de coisas bonitas, compartilharam lindos textos com os amigos, mas dizem que o mundo está perdido, que não tem salvação.
Quem vive rodeado de coisas boas e abençoadas não deveria pensar que falta amor no mundo, mas sim ser testemunha desse amor, transbordá-lo. No momento em que amamos, o amor está agindo em nosso ser! Como ele poderia estar em falta?
Deus mandou amar o próximo justamente para espalharmos amor. Ele não pediu para amarmos nossos iguais, nossos semelhantes, isso é chover no molhado. Ele mandou amar o próximo porque o que está próximo da gente precisa ser abençoado, precisa ser amado.
Que não caiamos no erro de tornar o amor algo raro, algo valioso que só nós, pessoas extremamente evoluídas e especias, temos posse. Amor não é posse.
Que não caiamos na armadilha de usar o amor para nos gabar e nos vangloriar e inflar nossos egos, e sim, agradeçamos esse milagre de poder amar.
Na Bíblia diz:
"O amor é paciente, é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se ira facilmente, não suspeita mal."
1 Coríntios 13:4,5
O amor é algo belo e por isso é honrado com palavras, é lembrado com mensagens... Todos têm um texto favorito sobre o amor. É bom ter uma mensagem de amor em casa, uma mensagem sobre o amor no seu profile do Orkut (ou, agora, no Facebook) e na sua agenda. É bom, pois realmente o amor está em tudo. Onde se vai há uma mensagem de amor. Mas melhor do que tê-lo em casa ou na agenda, é tê-lo no coração para levarmos para onde formos e espalhá-lo por onde andarmos.
Porque não, o amor não está em falta como querem nos fazer acreditar. Ele só é poderoso como a luz de Deus, que de tão resplandecente, pode cegar os olhos que não estão familiarizados. O amor é um grande poder, mas grandes poderes, trazem grandes responsabilidades. E só nos obrigamos a nos responsabilizarmos quando entendemos que estamos sozinhos, que somos livres. Porque o amor é liberdade. Ele não está em falta, ele só não está parado em um único lugar, ele está correndo pelo mundo livremente.
Então peço que, em 2012, quando falarmos ou ouvirmos que o amor está em falta, que façamos uma reflexão e nos perguntemos se não é porque estamos procurando ele apenas em um lugar e não em tudo o que Deus criou.
Que 2012 seja um ano de reflexão e descobertas para aperfeiçoarmo-nos no amor, espalhá-lo e deixá-lo percorrer pelo mundo e, inclusive, dentro de nós mesmos. E não tenhamos medo de abrir o coração para o amor, pois:
"Quem tem medo não está aperfeiçoado no amor."
1 João 4:18
Bom começo de ano para todos nós!