sexta-feira, 1 de março de 2013

The Slave of the Magic Mirror

- Espelho, espelho meu, quem é mais bela do que eu?

- Tu és a mais bela! Óbvio, nunca saí do palácio, logo, só conheço Vossa Majestade... Ah, espere, ontem uma menina veio me polir. Ela era bela.

- Uma criada? Revele seu nome!

- Eu não sei o nome de vossos criados, Majestade. Tu nunca falas deles.

- Então como era a tal menina?

- Suave, gentil, alegre...

- Não sei de quem se trata. Para mim todos são miseráveis e rudes.

- Era uma menina que tinha lábios muito vermelhos, o cabelo era negro como ébano e a pele branca, branca mesmo, como a neve.

- Branca de Neve!!!

- Não, Majestade, eu disse branca COMO a neve e não branca DE neve. Como alguém poderia ser branca DE neve? Só se ela for um boneco de neve, hehe...

- Silêncio, espelho! Se trata da minha enteada! O nome dela é Branca de Neve!

- Mesmo? Que criativo... Realmente ela era bem branca mesmo, pensei até que estivesse pálida ou que fosse um fantasma, quase morri de medo quando a vi... Até notar que era gentil e...

- Cale a boca, espelho! Agora responda-me: Qual de nós é a mais bela?

- Sem sombra de dúvidas, ela é mais bela.

- Bobagem! Todos sabem que as loiras são as mais belas.

- Não me refiro a beleza física, Majestade. Isso muda com o tempo, os padrões de beleza... Um dia o que está na moda é o cabelo encaracolado, no outro é o liso. Uma hora a moda é o corte em camadas, no outro é o chanel com franjinha, não tem como ser a mais bela porque é algo muito subjetivo. A ideia que fazemos hoje de Afrodite, a Deusa da Beleza, provavelmente não é mesma que os gregos antigos faziam. Ou seja, até a beleza da Deusa da Beleza ficou cafona com o tempo. Irônico, não?

- Mas tu disseste que Branca de Neve era a mais bela!

- Sim. Me referia a beleza do seu interior, do seu coração...

- Então eu preciso ter o coração dela dentro de mim...

- É... Bem... É mais ou menos essa a ideia, Majestade.

- Então vou mandar matá-la e comer seu coração!

- Bem, é... Espera... QUÊ? Não! Não é coração literal! Ela é mais bela por ser mais pura. Afinal é apenas uma criança.

- Então crianças possuem maior beleza... Entendi. Então se eu comer criancinhas ficarei mais bela?

- Não, Majestade! Pelo amor de deus! Para uma criança perder a sua beleza ela tem que estar envenenada, entende? Pelo ódio, pela malícia...

- Envenenada!

- Digo, não dar carinho...

- Sei, sei, não dar coisas de luxo...

- Não, me refiro a não ser tratada como um semelhante.

- Mas isso eu já faço! Não a trato como se fosse da realeza, a trato como criada.

- Sim, mas Vossa Majestade a ignora, a deixa em paz. Não necessariamente a maltrata.

- Então ela precisa de mais trabalho. Vou dar tarefas até suas roupas virarem trapo! Ela não perde por esperar!

- Majestade, me ouça, por favor, não foi o que eu quis dizer... Trabalho não maltrata ninguém e... Não, espere, Majestade! Para alguém se tornar feio é preciso que se destrua sua autoestima... Isso é que é ser maltratado... Majestade? Ah, ela nem me ouviu... Desde que perdeu a autoestima é isso, todos os dias é essa necessidade de ser a mais bela. Era mais bela quando não ligava para esse tipo de coisa. Me pergunto se sou escravo da Rainha ou se é ela que é escrava do espelho... O espelho serve para refletir, fazer ver seus próprios erros para então aperfeiçoá-los. Não para escondê-los e ficar se admirando como se fosse a pessoa mais bela do mundo. Desse jeito ela só se torna mais feia a cada dia que passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário