quarta-feira, 11 de abril de 2012

Histórias do Dia-a-Dia II

Enquanto isso, no estágio, dia chuvoso (para variar) onde todos do Posto que rezaram para que ninguém saísse de casa para se consultar... Agora correm dizendo “aimeudeus” e se esbarram em corredores e até mesmo dentro da própria sala. Triagem cheia, medicação cheia, corredor cheio e na recepção chegavam mais pacientes impacientes. Naquela correria toda, era difícil demonstrarmos carinho e atenção com os pacientes. Tínhamos que fazer o trabalho o mais rápido possível, pois havia muita gente passando mal esperando na recepção ainda, com dores insuportáveis. Maldade deixar as pessoas esperando, certo? Mas quando não está muito corrido, conversamos com o paciente, perguntamos “será que chove?” ou “torce para que time?”
Como não é era dia D(isso), corríamos para atender.
Eis que surge na medicação uma senhora. Eu disse “Oi”, peguei a ficha da mão dela e disse que poderia aguardar, apontando para um dos bancos da sala. Não olhei para ela, grudei os olhos na ficha, li a medicação e fui fazê-la. Quando estava terminando, chamei-a para tomar a injeção. Ela me perguntou qual era a medicação e eu respondi “Voltarem”. Ela disse, enquanto eu tirava algumas bolhas que estavam na seringa “Mas Voltarem não é para dor? Eu não estou com dor!”. Então, como uma luz, fui olhar o motivo do atendimento na ficha que estava em cima da minha mesa. Eu li “EDEMA NO OLHO”. Então, pela primeira vez fui dar ATENÇÃO a senhora. Me virei e disse na maior simpatia:

- Verdade, você está com um edema no olh...

E senti-me ridícula. O olho dela obviamente estava maior que a cara! Para falar a verdade, quase metade do rosto estava inchado. Então ela me olhou estranho e disse:

- Edema no olho? Mas meu problema não é no olho!

Ih, será que eu falei bobagem?
Bom, eu apenas li o que estava na ficha.
Fiquei intrigada com tudo aquilo:

- Seu problema não é no olho?
- Não. Meu problema é na boca.
- ...
- ...

Ok... Preconceito meu. A boca é da mulher e ela coloca ela aonde quiser... Mas achei estranho ela escolher o lado esquerdo do olho para fazer isso. Como disse, preconceito meu...

Olhei para aquele olho saltado.

- ...
- ...

Olhei para a boca.

- ...
- ...

CLOSE no olho saltado.

- Seu problema NÃO é no olho, senhora?
- Não!
- ...
- ...
- o_o
- o_O
- Ok... Vou chamar a enfermeira. o_o’
- Faça isso, porque eu não vou tomar uma medicação só por tomar...

Chamei a enfermeira, expliquei o caso e fomos à Medicação. Conversando, a senhora explicou que tinha uma dor no dente que infeccionou, e foi subindo, e crescendo... Mas afirmava não haver nada de errado com seu olho, ele enxergava perfeitamente!
A enfermeira explicou que Voltarem também tem propriedades antiinflamatórias e a senhora finalmente cedeu. Tomou a injeção. E na hora de ir embora disse que não entendeu porque acharam que o olho dela estivesse com algum problema...

o_O

Nenhum comentário:

Postar um comentário