sexta-feira, 13 de abril de 2012

Histórias do Dia-a-Dia III

Colhendo os louros do meu estágio presencio coisas engraçadas e coisas tensas. E as coisas engraçadas só existem por causa das coisas tensas... Isso para quem tem humor. Como eu ainda tenho meu pote de reserva então consigo tirar boas risadas.

Logo que sentou na cadeira da sala de Medicação, a paciente perguntou se ela teria que receber alguma injeção ou soro porque ele morria de medo de agulha. Olhei a ficha dela e lhe disse que a ordem era uma medicação intravenosa. Nesse momento uma colega me chamou na Triagem. Pedi para aguardar e saí.
Alguns segundos depois vejo a paciente passando pelo corredor indo em direção a saída. Fui até a porta da Triagem e a chamei, mas ela não ouviu (ou fingiu que não ouviu).
Minha colega, sempre preocupada com sua nota na avaliação do estágio, foi correndo procurar a Supervisora e perguntar o que deveria ser feito com a ficha porque ficou com medo de ser negligente com a situação (ou melhor dizendo, medo de receber críticas na avaliação final). E eu continuei na Triagem porque havia pacientes ali.
Depois de atendê-los, fui para a sala da Medicação. Meus colegas estavam todos ali discutindo algo. Cortei os ânimos e perguntei para minha colega se ela descobriu o que deveria ser escrito na ficha. E ela disse que a Supervisora mandou escrever:

"PACIENTE É VADIO!!"

Quê? Eu nem pensei direito, vi que minha colega estava com a caneta e a ficha da paciente na mão e voei pra cima dela, lhe tomando a caneta!

"Tu não vai escrever isso, né?"

"Mas, Érica, a Supervisora mandou! Tu quer passar por cima das ordens da Supervisora agora?"

"Mas, gente... E vocês, não dizem nada??"

"Bem, se a Supervisora disse..."

"Mas não, gente! Primeiro que se fosse vadio de vadiagem, era para ser vadia, com A no final, porque é uma mulher! E depois como fica as aulas que tivemos sobre ética, dignidade e respeito com o paciente?"

"Mas, a Supervisora disse que era para escrever PACIENTE É VADIO."

"Tá, mas... Espera... Espera aí!! Não seria PACIENTE EVADIU?

"Evadiu? Que palavra é essa?"

"Ai, gente, de evadir! Tem invadir que é quando tu entra num lugar sem autorização e tem evadir que é quando tu deixa o lugar sem autorização!"

Pronto! Fui bem didática. Agora isso vai virar apenas um caso a se lembrar com graç...

"Nada a ver! Nunca ouvi essa palavra! Para de falar merda!"

Baixou o nível total! Nisso ela tirou a caneta do bolso. Meu coração disparou como se ela tivesse puxado uma arma prestes a cometer uma injustiça!

"Eu vou pôr o que ela disse! Ela disse É VADIO!!"

Não seja grosseira, não seja grosseira, não sej...

"TU TÁ QUERENDO ME FODER, NÉ? Não vai escrever isso! Tá doida? Acabei de te explicar o que é evadiu. Uma coisa é errar por falta de conhecimento outra é errar por medo da Supervisora te criticar na avaliação porque tu ousou duvidar de algo que ela disse! Te acalma aí! Cadê os teus princípios? Uma nota vale mais do que tu aprendeu no curso inteiro? Vai chamar paciente de vadio?"

"Então nós vamos esperar até ela chegar!"

Me senti como se fosse da polícia.

"Ok, mas largue a caneta e se afaste da ficha do paciente! Ninguém vai te machucar. Nós vamos esperar a Supervisora, mas não faça nada que possa se arrepender depois!"

Eis que soa na sala a doce voz da Supervisora.

"Gente, por que vocês estão todos reunidos aqui? Qual a dúvida?"

"Eu tô dizendo para ela que é para escrever evadiu! E ela insiste que tu mandou escrever é vadio!"

"Quê? É evadiu, de ir embora!"

Não recebi um pedido de desculpas, mas pelo menos evitei o que ela mesma temia: Um sermão da Supervisora por ter escrito algum absurdo na ficha.

E claro, na hora de ir embora deixei um bilhetinho para minha colega.

Hoje não tem carona. Érica evadiu. :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário