terça-feira, 23 de junho de 2009

Mudança

Era uma vez um cara chamado Carlão. Um belo dia, ele resolveu mudar. As pessoas que viviam dizendo para ele mudar, de repente torceram o nariz para ele. E ele não entendeu nada...

Eu fui percebendo com o passar dos anos que não adianta nos modificarmos por uma pessoa por mais importante que ela seja para nós. Claro, devemos ser sempre nós mesmos, mas nunca os mesmos para sempre. É inevitável mudarmos. Mas que a mudança seja para enriquecer nossa alma, não para nos enquadrar em algo, não para obter aceitação. E como a maior parte das pessoas mudam por aceitação, deve ser por isso que elas debocham de quem mudou. E pior: depois de tanto te maltratarem, te humilharem, te infernizarem, te estragarem, com o passar dos anos eles mudam e falam "hoje eu penso assim, vejam como amadureci". E você que tanto sofreu para entrar naquele padrão mesquinho, acha que receberá o reconhecimento dessa pessoa? Não. Ela pensa que ela mudou porque ela é FODA! Ela não está nem aí para você. Nunca esteve. Quando você precisou, ela não te ajudou. E por não te ajudar, tu não conseguiu. E por não ter conseguido ela dirá aos quatro cantos do mundo "eu falei que essa criatura era um zero a esquerda, ela sempre foi assim, sabe, incapaz, incompetente, fracassada..."

Parece até mania de perseguição. "Não, ele não pode estar dizendo isso, porque essa é uma ideia boa e ele nunca será bom!"

Não é querer ser negativa, pessimista vitimista... Mas a verdade é essa. Se for mudar, mude por você, não pelos outros. Porque depois os outros mudam para aquilo que você era e o grupo em que você tanto se encaixou, tanto brigou para entrar, tanto sacrificou seu tempo e dedicação se desfaz e tu fica sozinho.

Mas vamos supor que agora tu já fez a besteira de mudar pelos outros e percebe o quanto isso machuca tua alma. O que fazer? Bem, nesse caso eu vou usar uma analogia bem simples: a do nosso organismo que quando adquire algo ruim, já cria anticorpos para nos preparar quando qualquer coisa venha a se repetir. Eu sei que fere o nosso ego sabermos que não somos perfeitos, dói sabermos que traímos a nós mesmos por algo que não valia a pena. Mas encare isso como um aperfeiçoamento. Aprenda a lição com graça, não como um bebezinho que se irrita por não conseguir encaixar a peça errada do brinquedo e joga tudo para o alto.

As pessoas podem e vão duvidar de você. Você era algo e depois virou outro, viu que não deu certo e voltou ao que era novamente. Vão te chamar de confusa, perdida, fracassada, hipócrita, falsa... O problema não é as pessoas dizerem isso. O problema é você acreditar nisso. Se você quis mudar é porque havia algo errado e você quis ser melhor. Como quem é organizado e vai fazer faxina na casa: quem chega no momento da faxina, vai achar tudo uma bagunça, tudo sujo, porque é preciso tirar as coisas do lugar para manter a casa limpa e cheirosa. E daí para espalhar que a pessoa é imunda, suja, bagunceira é um passo. Mas quem sabe a verdade é sempre nós mesmos.

Fiquemos então com quem gosta da gente, com quem nos ajuda a passar pelas peleias da vida - e pelos dias de faxina, haha - com quem acredita na nossa mudança e principalmente com quem a respeita. Quem debocha, ironiza... Deixe para lá, não dê satisfação. Não vai adiantar. É como política. Eles dirão que é tudo intriga da oposição. Que tu está mudando para agradar alguém, para ter algum benefício - que não o do amadurecimento da alma - que tu "só está fazendo algo bom para receber votos", entende? Porque a maioria das pessoas é assim, nesse mundo louco, competitivo, egoísta e ignorante as pessoas custam a acreditar numa coisa que é fato: a mudança.


Desculpem as várias analogias que fiz (adquirir imunidade com anticorpos, bebês jogando os brinquedos pro alto, faxina na casa, política, intriga da oposição), mas acho que ilustra bem. Tipo, "desenhar para entender". sabe? Ops, fiz de novo.
Boa quarta-feira a todos. :*

4 comentários:

  1. =OOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    Érica para Presidenta!

    :)

    ResponderExcluir
  2. ME fez pensar muito esse teu texto Érica, me fez pensar muito. Talvez, depois, tu entenda o porquê :)

    ResponderExcluir
  3. Huehueheuheuehue! Que bom que gostam do que escrevo. ^^

    ResponderExcluir